Brasileiro de Rali define vencedores da quinta etapa

Rally

Prova disputada na Serra de SC neste final de semana teve apenas uma das etapas previstas

O Campeonato Brasileiro de Rali teve a disputa da quinta etapa da temporada 2017 disputada neste final de semana na cidade de Rio Rufino, serra de Santa Catarina. No entanto, apenas uma das duas provas previstas foi realizada.

O primeiro dia de rali, no sábado, teve cinco especiais mais um super prime definindo os vencedores da primeira prova. Já na manhã deste domingo, 17, comissários técnicos entenderam que a prova prevista para o segundo dia do rali deveria ser cancelada.

Com isso, os competidores deixam Rio Rufino com apenas uma das duas pontuações previstas para o final de semana. Nas categorias, os paulistas Paulo Nobre/Gabriel Morales venceram na RC2 (carros de tração 4×4), com o tempo de 59min48.

As outras duas categorias tiveram vitórias “da casa”. Na RC4 (carros de tração 4×2), Toninho Genoin e Maicol Souza (Blumenau – #44 – Na Duvida…Acelera Rally) levaram a melhor com a marca de 58min04. Já na RC5, a dupla Michel Mueller/Luis Felipe Eckel venceram com o tempo de 58min04.

Palavra dos competidores

“Esse foi um rali muito difícil de ser feito. A gente começou em um ritmo mais conservador, tentando evitar problema com pneus que poderiam acontecer devido a quantidade de pedras em parte dos trechos. Foi um rali travado em alguns pontos, o que até gosto. No final garantimos mais um pódio que é importante para a equipe” – Claudio Rossi.

“Para nós deu tudo certo. Sabíamos que tínhamos de andar forte, mas também conscientes que tínhamos de preservar o carro. Tivemos alguns problemas ao longo do dia, como quase todos tiveram, mas no final conseguimos vencer, que era o objetivo. Temos que seguir correndo atrás na liderança na categoria” – Toninho Genoin.

“Foi uma prova muito positiva para nós. Conseguimos encontrar um ritmo bom, completamos a prova e consequentemente mantivemos a liderança da categoria, o que é importante” – Michel Mueller.

“Desde o reconhecimento das especiais na sexta, sabíamos que este seria um dos ralis mais técnicos que iríamos encontrar na temporada. Curvas fechadas, pontos de alta velocidade, pedras nas laterais, então entramos com raciocínio de que menos era mais. Foi legal, depois de duas provas com acidentes, terminar e ainda mais em primeiro lugar, nos deixa muito feliz” – Paulo Nobre.

Líderes

Em termos de campeonato, a categoria RC2 manteve as mesmas posições de antes da largada. Malucelli/Bordin seguem na liderança com Rossi/Tonial em segundo lugar e Nobre/Morales em terceiro.

Já na categoria RC4, os líderes Felipe Mueller/Cesar Ranthum, que acabaram abandonando esta etapa, viram Genoin/Souza entrar na briga pelo título da temporada.

Na RC5, a classificação do Campeonato se manteve com Mueller/Eckel na frente, Paula/Scarpelli na vice-liderança e Alegretti/Karpinski em terceiro.

Palavra da organização

“Nos esforçamos ao máximo para fazer um bom evento. Construímos uma nova história de velocidade na região. Embora os problemas acontecidos no sábado, tínhamos certeza das condições de hoje (domingo), mas não foi o que comissários entenderam. Respeitarmos a decisão deles. Mas nós não vamos parar por aqui, vamos seguir fazendo rali e ano que vem tem mais”.

Próximas etapas

O Campeonato Brasileiro de Rali agora terá outras duas etapas, com rodada dupla. No próximo mês, a parada será Taubaté, em São Paulo. E em novembro, a cidade de Morretes receberá os competidores para a rodada decisiva da temporada. Esta última etapa também será a única do calendário disputada 100% em asfalto.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALLY ROTA SC

Categoria RC2 – 4×4

1 – Paulo Nobre/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 59min48

2 – Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Mitsubishi Lancer – 1h00min19

3 – Claudio Rossi/Eduardo Tonial – 1h00min59 (…)

Categoria RC4 – 4×2

1 – Toninho Genoin/Maicol Souza – Peugeot 207 – 58min04

2 – Emerson Cavassin/Rafael Frasson – Peugeot 207 – 1h00min40

Categoria RC5 – 4×2

1 – Michel Mueller/Luis Felipe Eckel – Peugeot 207 – 58min04

2 – Edu Paula/Bruno Scarpelli – VW Gol – 58min22

3 – André Alegretti/Andrey Karpinski – 1h04min23