Stock Car 2014 com Câmbio Eletrônico. Será o Fim da Emoção?

Câmbio Eletrônico

Hoje a organização da Stock anunciou que a temporada 2014 vai contar com câmbio eletrônico em todos os carros. Os pilotos vão fazer a troca das marchas pressionando borboletas que ficam atras do volante. Nas temporadas anteriores a troca de marcha era feita através da alavanca de câmbio.Na notícia publicada pela stock car Zequinha Giaffone, um dos responsáveis pela JL, empresa que fabrica os carros da Stock Car diz: “Essa mudança vai melhorar o carro em alguns pontos, como o desgaste do câmbio, que hoje já é relativamente baixo. Só para se ter uma ideia, esse câmbio mecânico que era usado na Stock Car é o mesmo ainda utilizado nas 24 Horas de Daytona, a mesma que o Christian Fittipaldi venceu. A vantagem do eletrônico é que ele não permite erro no giro do motor na hora da troca de marchas, e só troca quando pode e não quando o piloto quer”

Será que essa modernização dos carros não acaba com a emoção e competitividade na corrida, onde um fator importante para a vitória é o melhor piloto. Essa mudança acaba emnparelhando todos os pilotos, pois não vão mais ter que se preocupar com o giro do motor para fazer a troca de marchas. E se o câmbio manual é tão bom que ainda é usado na 24 horas de Lemans, porque está sendo mudado?

A matéria ainda coloca o ponto de segurança:  “O tempo de troca será igual ou um pouco mais rápido, mas o piloto manterá as duas mãos no volante, o que aumenta a segurança. Além disso, poderá fazer trocas numa curva segurando o carro no traçado com mais firmeza”

Será que ao aumento da segurança é tão significativo com a colocação das borboletas? Não teria outras alterações que melhoraria a segurança dos pilotos invés do câmbio. E além do mais existem tantas outras categorias que ainda usam o cambio mecânico. Como já foi dito a 24 horas de Lemans e a Nascar também usa transmissão manual.

Vamos ter que esperar o início da temporada para ver se não houve perda significativa na emoção e competitividade.

Leia a matéria completa: http://www.crossbrasil.net/428/stock-car-ganha-cambio-eletronico-para-2014/

Rafa