Copa Trancos & Barrancos realiza segunda prova do ano neste final de semana em Jaquirana

Em 2018 a competição volta a cidade onde tudo começou em 2014 acompanhada dos UTVs, do Passeio da Rotas e Trilhas e da Trancos Adventure

A cidade de Jaquirana, na região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha, volta a receber uma prova da Copa Trancos & Barrancos neste sábado, dia 19 de maio. Ainda em 2014 o município foi o responsável por abrigar a primeira prova da competição. Agora, quatro anos depois, a programação aumentou e inclui a participação dos UTVs e os passeios da Rotas e Trilhas e da Trancos Adventure by Q7 Off-Road. A direção de prova e organização do evento é assinada pelo atual vice-campeão do Rally dos Sertões, Alexandre Rech.

As inscrições para a prova nas categorias Graduado, Turismo, Novato e UTVs ainda estão abertas no site www.copatb.com. Para Graduado e UTVs o valor é de R$ 470,00, Turismo R$ 420,00 e Novato R$ 370,00. De acordo com Alexandre, entre os destaques da prova estão as belas paisagens da região. “Um dos pontos altos será a travessia do Passo do S, cartão postal dos Campos de Cima da Serra. Os competidores ainda poderão visitar a imponente Cachoeira do Passo do S”, conta o diretor de prova.

Os competidores vão percorrer cerca de 130 quilômetros em aproximadamente 4h30min de duração. O briefing está marcado para as 9h15min. A largada acontece às 10h01min e a previsão de início de chegada dos carros é para as 15h. “Na final da prova organizamos uma pista dentro da serraria, bem pertinho do centro da cidade e na beira da estrada que liga Jaquirana a Cambará. Vai ser uma oportunidade para a população local curtir as manobras dos competidores. Será uma prova muito técnica, com passagens inusitadas por baixo de um silo e por dentro de um galpão de máquinas”, comenta.

Presença do Campeão do Rally Dakar

A prova de Jaquirana da Copa Trancos & Barrancos vai contar com uma participação especial em 2018. O navegador campeão do Rally Dakar entre os UTVs em 2017, Lourival Roldan, está com a presença confirmada. O competidor vai correr ao lado do piloto Giovani de Mello, de Porto Alegre, na categoria Graduado. “Estou acompanhando os vídeos da montagem da prova. A região é bonita, mas ainda não conheço. Já montei prova e conheço as cidades de Dois Irmãos, Gramado, Canela, Igrejinha, Caxias do Sul, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Santa Maria e Erechim. Está faltando Jaquirana. Estou feliz e ansioso para participar. Muito legal o Alexandre levar a prova para uma região nova para nós. Podemos fazer turismo e ainda divulgamos o esporte”, comenta Lourival.

O navegador campeão do Rally Dakar entre os UTVs está com agenda cheia em 2018. No Rally Regularidade já participou do Cerapió, Transparaná e Paulista Off-Road. No Cross Country esteve presente de UTV no RN 1500. “Ainda vou correr Jalapão, Rally dos Sertões e Rally Dakar. Também devo participar do Transcatarina e talvez corra no Peru em setembro e no Marrocos em outubro. Agenda cheia, mas sempre tem uma brecha para fazer novos amigos, como esta oportunidade de correr em Jaquirana”, afirma.

Passeio e Trancos Adventure

A equipe da Rotas e Trilhas organizou um percurso pelas belas paisagens da região, passando por rios e cachoeiras e por parte dos trechos da prova. As trilhas a serem percorridas serão de nível leve a médio, sendo que qualquer veículo 4×4 pode cumprir todo o roteiro. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail eventos@rotasetrilhas.com no valor de R$ 150,00 por veículo e ainda inclui duas camisetas do evento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 9.9917.2559 e (51) 9.9762.5495.

Já a Trancos Adventure by Q7 Off-Road vai reunir famílias em um passeio para carros preparados. O trajeto será conduzido por um guia local. A equipe da Q7 Off-Road estará desde sexta-feira, dia 18, na cancha de rodeio de Jaquirana preparando um churrasco para os participantes. O valor da inscrição é de R$ 150,00, com direito a duas camisetas e dois almoços. O almoço acontece no Salão Paroquial de Jaquirana a partir das 15h de sábado. A cancha de rodeio oferece espaço para estacionamento de motor home e para barracas. Inscrições e informações de vagas disponíveis em hotéis e pousadas podem ser obtidas junto à organização pelo telefone (54) 9.9103.7179.

Em 2018, a Copa Trancos & Barrancos já passou pela cidade de Palmares do Sul, onde foi realizada a etapa de abertura da competição com o 44º Rallye das Praias. Além de Jaquirana, o calendário de provas ainda contempla a cidade de Passo Fundo no dia 28 de julho onde será realizado um evento em conjunto com a competição catarinense Copa Scherer 4×4 Carbon Free. A grande final acontece em Canela, na Serra Gaúcha, no feriadão dos dias 12 e 13 de outubro.

A Copa Trancos & Barrancos tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A promoção é do Clube Porto Alegre de Rallye (CPR) e Trecho 1 Eventos e Promoções Ltda. O patrocínio é de Imóveis Crédito Real, Multital Factoring, Segmento Construções, Revenda Marr Sul, SFI CHIPS, Filtrobom, Postos Charrua, Q7 Off-Road, Bump Amortecedores e Prefeitura Municipal de Jaquirana. A etapa conta com apoio de D’primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Serra Verde Madeiras, Equipe Trancos & Barrancos e Comunicação 4×4.

Texto e Fotos: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4