João Vieira iniciou temporada 2014 nos Estados Unidos

João Vieira iniciou temporada 2014 nos Estados Unidos

Convidado pela equipe RPG, pole do SKUSA 2013 fez a primeira prova do Florida Winter Tour No último final de semana, entre os dias 16 e 19 de janeiro, o piloto tocantinense João Vieira fez a sua estreia na temporada 2014 do kartismo com uma inédita participação.
A convite da equipe RPG, time em que ele defendeu com grande sucesso no SKUSA 2013, Vieira disputou a primeira etapa do Florida Winter Tour, competição disputada na cidade de Homestead, nos arredores de Miami, nos Estados Unidos. Diferente, porém, do que o piloto está acostumado ele participou da competição na categoria Rotax Senior.

Esta classe utiliza os motores desta marca, os quais Vieira ainda não havia disputado nenhuma competição. Apesar de terem potência semelhante aos quais o piloto tem costume, este tipo de motorização requer um estilo diferente de pilotagem, o que demandou de João um maior tempo de adaptação.

Além disso, os pneus utilizados são da marca Mojo e utilizam um composto bem menos aderentes que os MG Tires, utilizados tanto no Brasil como no SKUSA. Passado o primeiro momento de reconhecimento o piloto foi para a pista disposto a colocar em prática toda a sua habilidade e conhecimento. Acontece, porém, que seu chassis Kosmic, em conjunto com os pneus e motor diferentes pareciam não oferecer ao piloto uma condição de ajuste ideal.

Assim, várias tentativas de acerto foram feitas, porém, antes da tomada de tempos não foi possível encontrar o melhor acerto e, com isso, João registrou apenas o 19º tempo para a Pré-Final de sábado e 20º, para a de domingo. Com posições de largada desfavoráveis em ambas as etapas o piloto não desanimou e seguiu batalhando em busca do melhor acerto. Nos treinos de aquecimento ele chegou a figurar entre os dez mais velozes, mas, partindo de trás, não conseguiu o destaque esperado terminando a etapa de sábado na 21º posição e, a de domingo, em 25º. “Infelizmente não começamos o ano como imaginávamos.

O pessoal de equipe nos deu toda a atenção, mas, as coisas não encaixaram e, com isso, os resultados não aparecem. Chegamos até a andar bem em determinado momento do final de semana, mas, faz parte do jogo. Estamos nos movimentando nos bastidores para a segunda etapa. Nos nossos planos estão a compra de um novo chassis e a contratação de um preparador de motor, premiado, que poderá nos ajudar a recuperar importantes posições nas corridas de Ocala e Orlando”, comentou Vieira.

O Florida Winter Tour prossegue com a segunda rodada dupla em Ocala, nos dias 15 e 16 de fevereiro e finaliza a temporada em Orlando, em 22 e 23 de março. Foto : Flávio Quick – João, como sempre, teve seu pai Antônio Vieira cuidando de seu kart.