Pedro Nougalli aposta no estilo das manobras para Duelo de Motos

Piloto esbanja estilo ao manobrar, traço que será aproveitado durante a competição de freestyle motocross que será transmitida domingo (12), ao vivo pela Rede Globo

Estilo é ponto forte de Pedro Nougalli. Independentemente da complexidade da manobra, extensão e precisão parecem naturais ao piloto. Na temporada passada, Nougalli intensificou a capacidade de foco. E acrescentou manobras ao repertório. Junção de atributos que levará à pista neste fim de semana (11 e 12 de fevereiro), no Duelo de Motos. Competição que será realizada na cidade de Atibaia (SP).

O aumento do foco de Nougalli aconteceu de modo incomum. Na temporada passada, e no início deste ano, o piloto tem se dedicado sobretudo aos espetáculos no Le Cirque Amar. O circo francês integrou o freestyle motocross aos seus números. E um dos desafios para tornar a ideia real envolve lidar com a ausência de margem para erros. Em suma, Nougalli precisa sair do repouso para o ápice da ação num estalar de dedos.

“É uma experiência que nunca tinha imaginado. Apresentar-me neste formato, sem saltos de aquecimento, num ambiente fechado, e com muita iluminação do show pirotécnico. Com tantas distrações, precisei treinar ainda mais minhas manobras, focar apenas nos saltos. Isso se tornou um novo aspecto da minha pilotagem. Ter aquele ímpeto de ir lá e fazer a manobra, independentemente do contexto”, analisa Nougalli.

Dos treinos para aperfeiçoar as manobras surgiram novos movimentos. Especialmente aqueles nos quais o piloto solta-se da moto, como os rocksolids. Nougalli explica que “além de técnicas, este tipo de manobra tem grande impacto visual”. E reforça: “Minha prioridade é sempre qualidade e estilo. A meta é, sempre, ficar com mais estilo. Fazer parecer fácil”. As manobras à frente da moto, como o shaolin, ilustram esta aparente facilidade na prática.

A experiência no Le Cirque Amar também fortificou a confiança de Nougalli. Perguntado sobre a expectativa para o Duelo de Motos, nada de nervosismo. Ao contrário, o piloto de 23 anos é puro entusiasmo: “Fiquei muito contente com o convite. Pela oportunidade de fazer parte de um evento que sempre é irado. De mostrar minha pilotagem, e competir com a galera. Pretendo fazer o meu melhor. Se conseguir, tenho certeza que será um ótimo resultado”.

O Duelo de Motos ocorre neste fim de semana. No sábado (11), será realizada a classificatória. E na manhã de domingo (12), a final. Decisão com transmissão ao vivo pela Rede Globo durante o Esporte Espetacular.