Rafael Câmara leva Brasil ao Top6 no Florida Winter Tour

Rafael Câmara leva Brasil ao Top6 no Florida Winter Tour

Na primeira prova no exterior piloto do Recife conseguiu excelente desempenho Rotax Micro Max.
Terminou neste domingo, dia 19 de janeiro, a primeira de três etapas do campeonato de kart Florida Winter Tour. A competição, tradicional no calendário do kartismo norte-americano, foi disputada no Kartódromo de Homestead, nos arredores de Miami, e contou com a participação de quase 200 competidores em sete categorias distintas.

Após o sucesso de sua temporada 2013 na categoria Mirim, aqui no Brasil, o piloto pernambucano Rafael Câmara, de oito ano, foi convidado pela equipe PSL Karting para fazer parte do evento no time oficial da fábrica de karts CRG. Sem nunca ter disputado uma competição com este modelo de kart ou mesmo o motor Rotax, Câmara, de cabeça erguida, encarou o desafio e seguiu confiante para este importante passo em sua carreira.

As atividades oficiais começaram na quinta-feira, dia 16, com treinos livres. Adaptando-se ao equipamento e ao completamente diferente estilo de pilotagem do motor Rotax Rafael não demorou muito para acelerar forte e, a cada entrada na pista, conseguir ser mais veloz e competitivo em relação aos já experientes concorrentes na categoria Rotax Micro Max.

Na sexta-feira, dia 17, foram disputadas as tomadas de tempo e Rafael, diante de um grid de quase 30 pilotos, conseguiu a 12ª e a 14ª posições respectivamente para as corridas de sábado e domingo, que tem pontuações distintas para ao Campeonato.

No sábado a atuação de Rafael foi excelente. Após boa largada na Prefinal o piloto conseguiu se posicionar bem no pelotão e,com sua garra de sempre, foi escalando o grid em busca das melhores posições. Com ultrapassagens arrojadas ele conseguiu subir até a quinta posição, mas,envolto às brigas de um grupo muito competitivo, acabou perdendo dois lugares e recebendo a bandeirada na sétima posição. Horas depois foi disputada a corrida final, já ao cair da tarde. Câmara, mais uma vez, mostrou que mesmo sendo um dos mais novos pilotos do Campeonato conseguiu ser competitivo. Com a experiência adquirida no Brasil ele novamente disputou os primeiros lugares e terminou o dia novamente em sétimo, na Final. Com 154 pontos conquistados Rafael completou a primeira etapa do Campeonato com o sexto lugar.

Batida no domingo prejudicou melhor desempenho

De volta à pista na manhã de domingo (19) Rafael estava preparado para conquistar mais posições e, talvez, até mesmo brigar por um lugar no pódio da segunda etapa. Nesse espírito o piloto fez o treino de aquecimento e seguiu animado para mais duas corridas.

Um acidente neste treino, porém, acabou por mudar toda a estratégia da equipe e atrapalhou bastante as pretensões de Rafael. Seu kart foi “escorado” para uma parte de zebra muito alta, acabou rodando e, ao voltar à pista, foi atingido em cheio pelo kart de um concorrente. De maneira incrível o piloto conseguiu sair do kart sem ferimentos, mas, sei equipamento ficou completamente destruído.

Em um trabalho rápido a PSL Karting conseguiu preparar um novo kart para que Rafael disputasse as duas corridas que estavam por vir. Apesar do esforço de todo o time o novo chassis de Rafael não apresentava o mesmo rendimento do primeiro e, com acerto que não foi o ideal, o piloto terminou a Pre-Final apenas na 23ª posição. A equipe trabalhou bastante no acerto antes da prova Final, detectou também um problema nos freios e, com tudo pronto, recolocou Rafael na pista. Partindo das últimas posições Câmara conseguiu fazer uma prova de recuperação, superou dez concorrentes e recebeu a bandeirada na 14ª posição

“Foi um final de semana de muitas novidades, mas, principalmente, de afirmação. Rafael se portou com um verdadeiro atleta, foi elogiado por seu estilo de pilotagem e postura pelo presidente do time, senhor Dominic Labrecque, e andou realmente muito forte. Infelizmente a batida acabou por nos tirar a chance de lutarmos, novamente, pelas primeiras posições, mas, estamos certos de que este foi apenas o primeiro passo de uma nova fase para a carreira de Rafa”, comentou Amaro Câmara, pai do piloto.

Após as duas primeiras etapas Câmara somou 238 pontos e aparece na 11ª posição do Campeonato. A segunda etapa da competição será entre os dias 13 e 16 de fevereiro em Ocala, cidade que fica 300 Milhas ao norte de Miami.

Foto: Divulgação – Rafael entre os demais pilotos da PSL Karting na competição

Confira o site de Rafael Câmara: www.rafacamara.com.br
Curta a fã page de Rafa no Facebook: www.facebook.com/RafaelCamaraPiloto