Expedição inédita chega à nascente do Rio Amazonas no Peru

Marcelo Leite

Sob liderança de Marcelo Leite, o brasileiro que atravessou os cinco continentes em uma motocicleta, a equipe de pilotos de cinco países chega à fonte do Amazonas a 5.200 m de altura no sul do Peru, em expedição inédita.

Após percorrerem um roteiro inédito realizado em duas rodas, a equipe da expedição “Raízes do Rio Amazonas” chegou ao marco oficial da nascente, no Nevado Mismi, Peru, aos 5.200 m de altitude. Além de superar enormes desafios, o objetivo foi retratar as diferentes comunidades ao longo da maior bacia hidrográfica do mundo.

A equipe, liderada por Marcelo Leite, anteriormente responsável pela “Expedição 5 Continentes”, saiu de motocicletas modelo BMW F800 GS da foz do rio na cidade de Curuçá (Pará). Integraram a expedição os experientes pilotos Chris Cowper (Austrália), J. Velastequi (Equador), J.C. Balasse (França) e Guy Mathew (Reino Unido).
Os pilotos saíram da costa atlântica, passaram pelas áreas do Tocantins, Xingu, Tapajós, Madeira, Solimões, Ucayali e Apurimac para finalmente subir a 5.200 metros do nível do mar para chegar ao Nevado Mismi.

O Rio Amazonas corre por 7.000 km de extensão, mas eles tiveram que percorrer aproximadamente 8.500 km em um trajeto nada fácil. As diferentes experiências dos pilotos foram fundamentais. Durante 60 dias, a equipe enfrentou de tudo, desde os longos trechos de “poaca” (como é chamada a grossa camada de poeira na época de seca amazonense), lama argilosa e muita água. Mas também tiveram dias de boas pistas de terra, um pouco de areia no topo dos Andes e até bom asfalto.

“Claro que também tomamos muitas balsas, algumas “voadeiras” e até barcos maiores (ditos “regionais” no Brasil e “lanchas” no Peru). Acampamos em vários lugares incríveis, alguns difíceis, mas também recebemos abrigo em diversas comunidades”, explica Marcelo Leite.

Como era esperado nesse tipo de ambiente, a expedição teve desafios diários e várias quedas. O piloto britânico Guy Mathew teve um acidente grave, mas foi resgatado a tempo. Guy recebeu 18 pinos e 2 placas na perna esquerda.

No percurso até o Peru, os pilotos passaram por comunidades isoladas, aldeias, uma seita, várias vilas, pequenas cidades e três metrópoles. Encontraram várias comunidades de ribeirinhos, pescadores, garimpeiros e até pastores andinos no Peru.
Marcelo e sua equipe visitaram e interagiram com quatro comunidades indígenas: os Saterê-Mawê, os Kokamas eos Tikunasno Brasil e com os Boras no Peru.

“Dessa fantástica experiência foi gerado um enorme acervo de imagens, áudio e vídeo. São retratos e registros de lugares, de pessoas, do cotidiano, de cultura, de aventura, de desafios, de “causos” e inúmeras histórias. Tivemos o privilégio de contar com pessoas vindas de diferentes países e por isso com diferentes visões e perspectivas. A região do Amazonas é incrível, objeto de interesse e estereótipos no mundo todo, mas efetivamente muito pouco conhecida, mesmo pelos brasileiros.”, diz Marcelo Leite.

Voando com Smiles, por intermédio de seus parceiros aéreos Air France e Etihad, a equipe de pilotos estrangeiros voltou para seus respectivos países.

A equipe usou cinco motocicletas BMW F 800 GS, equipadas e preparadas para os desafios da expedição  e desenvolvidas para oferecer conforto em longas viagens com forte apelo off-road.. O motor de 85 HP, a robustez do conjunto e a reconhecida confiabilidade foram fatores que contribuíram para o sucesso da expedição.

As motocicletas foram equipadas com pneus Metzeler Karoo3. A excelente tração em ambiente off-road, nos ambientes de lama intensa e pistas de terra, mas também o enorme rendimento quilométrico foram fundamentais para esta expedição.

Todos os pilotos vestiram jaquetas e capacetes Mormaii. A versatilidade desses equipamentos garantiu segurança e conforto em ambiente off-road mesmo nas condições tão diversas quanto o calor e umidade amazonense quanto o frio dos picos andinos.

O Smiles é Patrocinador Master da Expedição “Raízes do Rio Amazonas” que também conta com os patrocínios da BMWMotorrad, Metzeler e Mormaii.

Sobre Marcelo Leite
Motociclista com 30 anos de experiência e mais de 700 mil quilômetros rodados, se formou em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, foi Diretor de empresas como Schlumberger e MasterCard. Foi eleito por duas vezes CIO do Ano pela revista Exame (2008 e 2009). Em fevereiro de 2013 concluiu a “Expedição 5 Continentes”. Ao final de 2013 lançou o livro “Estrada Para Os Sonhos” (Editora Gente). Ele também é palestrante e conferencista, e já se apresentou em organizações e empresas no Brasil, Austrália, Cuba e Portugal. Para mais informações: www.marcelo-leite.com

Sobre o Smiles
O Smiles é um dos maiores programas de coalizão do Brasil. Com 20 anos de história, tem hoje mais de 10 milhões de membros. Trata-se de um programa de multifidelização para diversas companhias, incluindo a GOL Linhas Aéreas, sua principal parceira comercial e a companhia aérea com maior número de voos interligando os aeroportos mais movimentados do Brasil. O cliente pode acumular milhas Smiles através de diversos parceiros aéreos como GOL, Air France, Delta Airlines, KLM, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas – e em breve, com a TAP, Aeroméxico e Alitalia, que juntas voam para mais de 700 destinos em todo o mundo, e também em mais de 200 parceiros não aéreos. O programa vem aumentando a sua amplitude e capilaridade no que diz respeito às parcerias para acúmulo e resgate de milhas. Atualmente, o Smiles tem parcerias com os maiores bancos comerciais do Brasil e da América do Sul, administradoras de cartões de crédito, grandes redes de varejo, hotéis, restaurantes, empresas de aluguel de automóveis, postos de combustível, farmácias, editoras etc., para garantir aos participantes do Programa Smiles uma ampla gama de opções de acúmulo de milhas, não apenas com as viagens realizadas em companhias aéreas parceiras, mas também no dia a dia dos clientes. Em abril deste ano, o Smiles foi eleito o melhor programa de milhas do Brasil pelos leitores do site especializado Melhores Destinos.

Sobre o BMW Group
Com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, além de oferecer serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações. Em 2014, o BMW Group vendeu cerca de 2.118 milhões de automóveis e 123.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2013 foi de 7,91 bilhões de euros, sobre uma receita de 76,06 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2013, o BMW Group contava com 110.351 colaboradores. A BMW Motorrad registrou o quarto ano consecutivo com recorde de vendas, comercializando pela primeira vez mais de 120.000 motocicletas e Maxi Scooters ao redor do mundo, um aumento de cerca de 7%. O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia.

Sobre a Metzeler
A Metzeler é uma fabricante alemã de pneus para motos, com foco em qualidade e Performance. Nossa missão é desenvolver continuamente produtos com tecnologia de ponta, para irem ao encontro das necessidades e expectativas dos motociclistas. A maioria dos pilotos que utilizam produtos da marca Metzeler são apaixonados pelo motociclismo. Isso significa que eles conhecem suas reais necessidades, suas expectativas e exigências na escolha do pneu. Nossos clientes buscam um pneu para a sua moto, que lhes ofereça o melhor desempenho, sem sacrificar a segurança e confiabilidade. Procuramos manter em mente tais exigências e suprir as necessidades do verdadeiro motociclista. A Metzeler produz pneus para motocicletas desde 1892, nossa história anda de mãos dadas com a evolução da motocicleta. O uso de novos materiais e o desenvolvimento de desenhos inovadores de banda de rodagem, junto a introdução de avançados compostos de borracha, fazem com que a marca Alemã esteja sempre um passo à frente no desenvolvimento tecnológico de pneus para motos.

Sobre a Mormaii
Ao longo das mais de três décadas que atravessou, a Mormaii se caracterizou pela expansão em diversos setores ligados aos esportes de ação, lazer e confecção. Entrou no século XXI com vigor, experiência e alcançou um mix de produtos superior a 5 mil itens. No segmento do motociclismo, a Mormaii começou mostrando a potência de uma grande marca, ao patrocinar a etapa do Circuito Mundial de Motocross no Brasil, de 2009 a 2012, patrocinando também uma equipe de pilotos pertencentes às categorias MX1, MX2 e outras de base. Desta maneira, a Mormaii aqueceu o mercado lançando linhas exclusivas para este público, incluindo capacetes e roupas especiais para os pilotos de MotoCross. Com o passar do tempo ela ampliou o mix lançando capacetes e roupas de segurança para motociclistas também nos segmentos Street e Big Trail, nos quais hoje já está consolidada.